Wednesday, May 28, 2008

Um post à mete nojo

Por duas razões. Primeiro, porque o meu sócio, que raramente escreve, quando o faz merece que os seus posts figurem em destaque primário, tal a qualidade dos mesmos. Segundo, porque este post é para vos fazer inveja. Mas há uma boa notícia: é que este será, provavelmente, o meu último post nos próximos 17 dias.

E isto porquê? Porque vou de férias! Merecidas, diga-se. Portanto, na próxima semana podem me encontrar algures por aqui:



E, na segunda semana, por aqui:



Vai-me custar. Mas alguém tem de fazê-lo.

Beijos e abraços.

Labels: , ,

Tuesday, May 27, 2008

Olá meu nome é Gonçalo. Tenho 13 anos e sou muito infeliz. A razão que me leva a dizer isto, é o facto de não poder gerir a minha vida como os meus colegas. Eles têm vindo a desenvolver técnicas de negociação, manobras de ludibriação e estratégia de fuga que eu não tenho oportunidade sequer de experimentar. Acontece que não me sinto à vontade para beber demais ou experimentar ácidos, porque a vigilia dos meus pais tem ciclos máximos de 6 horas. Ora, e se as viagens durarem mais, estou fodido...
Por outro lado não consigo espreitar a parceira do meu pai no banho, nem tão pouco aparecer-lhe nu com uma grande erecção.
O único dinheiro que tenho é mesmo o da semanada. Tenho vergonha de quando me vão buscar à escola, sempre um com o outro e por ridículo que pareça, com um ar feliz.
É uma vergonha imensa ter os meus pais casados e indecentemente apaixonados um pelo outro.
Que nojo, quem me dera ter dois quartos e ser objecto de partilha e confronto. Quem me dera ser comprado para mentir. Quem me dera ser esquecido.... Desculpem o desabafo mas como não tenho padrasto nem madrasta, só me restam os amigos.

Sermente (In Mitos rurais)

Labels: , , ,

Sunday, May 25, 2008

Stress pré-férias

Isto de trocar de casa não é fácil. Para além dos dias de fim-de-semana começarem às 07h e terminarem às 23h, sempre com mobiliário às costas, dou por mim a fazer listas de paneleirices a tratar: é uma torneira que ainda falta, é um estore que não fecha em condições, é pedir a Internet, é o raio a quatro.

Labels: ,

Tuesday, May 20, 2008

Justificação de ausência

Estou ainda a recuperar emocionalmente da merecida derrota no final da Taça de Portugal. Isto uma semana após me ter feito novamente sócio do FCP, depois de um interregno de 14 anos.

Labels:

Thursday, May 15, 2008

Em contagem decrescente

Faltam 375 horas para arrancar de férias!

Labels: , ,

Wednesday, May 07, 2008

São uns curtidos estes malucos do Bloco

«Queremos que na educação sexual se utilizem metodologias activas e participadas»

Ora aqui está uma boa medida para combater o abandono escolar. Até eu voltava à escola se me deixassem. Nasci mesmo na época errada, sorte danada... no meu tempo, um gajo tinha de contentar-se com a aprendizagem via tão nobre publicação de nome Gina!

Labels: ,

Tuesday, May 06, 2008

Mais um programa esquisito na Discovery Channel

Testava-se cocaína e marijuana em ratos. Obviamente, por via intravenosa, pois consta-se que não se conseguiu pôr os ratos a snifar ou a fumar. Adiante.
Concluíu-se que o rato a quem foi administrada a coca ficou hiperactivo, enquanto que o rato a quem foi administrada a marijuana ficou mais lento. Fenomenal. Concluíu-se ainda que o rato da coca perdeu o apetite, enquanto que o rato da erva ficou comeu como um alarve. Brilhante. Sou só eu a pensar assim, ou é mesmo preciso estar em 2008 a drogar ratos para tirar conclusões que já todos conhecem, excepto os cientistas e/ou ratos de laboratório? Esta malta não andou na Faculdade?

Nem vou entrar na questão do «against animal testing». Para mim, é apenas uma questão de desperdício.

Labels: ,

Monday, May 05, 2008

Conflito familiar à vista

Esta manhã, soube-me mesmo pela vida tomar o pequeno-almoço e comprar tabaco à custa do irmão da cara-metade. Passo a explicar. Este fim-de-semana houve reunião familiar, devido ao aniversário da minha pseudo-sogra, encontro que decorreu em casa da minha pseudo-cunhada, em Braga.

Após o almoço, fui com o irmão da cara-metade tomar café, a um tasco lá da aldeia. Acontece que o tasco tinha uma sala com bilhar, onde até se podia fumar e tudo. Fui desafiado para umas partidas, com a condição acrescida de haver algum dinheiro envolvido para apimentar o desafio. Acho que o rapaz, com 26 anos de idade, viajante de profissão, queria ganhar algum à minha custa. «1 euro por partida. Estás lixado que sou dos melhores jogadores lá da minha zona» avisou ele.

Nem jogava muito mal. Mas, pelos vistos, não há muitos bons jogadores na zona dele. O segredo do bilhar não é meter bolas. Essa é a fase 2 da aprendizagem, logo a seguir a aprender a pegar no taco. O segredo do jogo é colocar sempre a bola branca no sítio ideal, para preparar a jogada seguinte, seja ela nossa ou do adversário.

Esqueci-me de lhe contar que jogar bilhar é das poucas coisas que sei fazer bem, apesar de hoje em dia jogar apenas umas 2 ou 3 vezes por ano. Aprendi aos 15 anos, estávamos em 1991. Apaixonei-me pelo jogo e passava 10 a 12 horas por dia no salão de jogos do histórico Centro Comercial Stop. Era um cliente tão habitual que o Sr. Domingos, o zelador do salão, deixava-me as chaves dos bilhares e da gaveta das moedas quando ia almoçar. Obviamente, nesse ano, reprovei por faltas ainda antes do Natal. Esse 10º ano foi o único que reprovei. Mas aprendi a jogar bilhar. O meu pai nunca compreendeu os meus critérios de prioridade.
Relacionava efeitos e tabelas com a Teoria da Reflexão da Luz das antigas aulas de Física. Cheguei a participar num torneio, onde falsifiquei a cópia do BI, para ter a idade mínima de participação. No meio de 30 e tal homens, o puto conseguiu o terceiro lugar, perdendo apenas um jogo nas meias-finais. Claro que jogava bem melhor nesse tempo do que hoje (practice makes it perfect), mas alguma coisa fica, é como andar de bicicleta.

Conclusão: o irmão da cara-metade, que já andava meio teso, ficou sem mais 7 euros (resultado de 9-2). E o pingo e croissant desta manhã foram pagos com um sorriso nos lábios. Ainda que a cara-metade esteja chateada comigo por ter sido capaz de aceitar dinheiro do irmão dela.

Labels: ,

Friday, May 02, 2008

Este blog encontra-se indefinidamente em autogestão (como aliás até já deu para reparar)

Trabalho? Muito. Criatividade? Muito pouquinha. Ora entre as aulas, as formações, as consultorias e a leitura nos tempos livres a incidir em reflexões e ensaios sobre as transformações em curso na sociedade moderna, não tenho tido muito a dizer com enquadramento directo à filosofia deste canto.

Vai daí, bom fim de semana. Breve, breve, a ficha muda até porque Domingo começa a Queima no Porto e eu acho que vou queimar mais uns resistentes e já raros neurónios. Entretanto, dá-lhes Sermente.

Labels: , , , ,

Carpe Diem

«It doesn't matter what you've done in the past. It doesn't matter what you plan or believe to achieve in the future. Life is all about the ride.»

* frase descoberta incrivelmente num qualquer filme domingueiro

Labels: , ,