Monday, September 29, 2008

Constatação de facto

O meu sócio, além de fantástico criativo, é muito bom moço. E tem também um absentismo espectacular. Nem para festejar aparece, o cabrão!

Labels:

Thursday, September 25, 2008

Post nº 1000!

Há 5 dias atrás o Estado da Coisa completou 5 anos de existência e eu esqueci-me do facto. Felizmente, o Estado da Coisa não é mulher senão estaria chateado comigo.

Este é o milésimo post. O que dá uma bonita média de 200 posts/ano. Um exemplo de persistência. Já a qualidade e pertinência dos textos é outra história. E aqui não fazemos análise a esse tipo de indicadores.

Em meu nome e do meu sócio, a todos um muito obrigado pela companhia e contributo.

Labels: , ,

Estatuto (ou a vã glória de não o ter)

Nova reunião de supervisão de estágio este início de tarde. Encontro pontual no parque de estacionamento da empresa. O orientador da entidade acolhedora, sócio gerente da mesma, chega num Mercedes CLS 320 de 2007. Até aqui tudo bem. O meu estagiário chega num Audi A4 2.0 TDI de 2008. E o supervisor da Faculdade (eu!) estaciona lado a lado o seu C2 de 2004.

Labels: , ,

Esta manhã na Rádio pública

O programa chama-se "Hora do Sexo". E o sexólogo de serviço lê um e-mail recebido com uma dúvida existencial de um ouvinte anónimo. Rezava mais ou menos assim:

«Não é muito fácil para mim falar nisto. Tenho 20 anos e ainda sou virgem. Apesar de não ter dúvidas nenhumas que sou heterossexual, ainda não encontrei a mulher certa. É normal a minha situação?»

Reparem no típico final "é normal a minha situação", como quem pede uma festa na cabeça. Vai daí o sexólogo apresenta duas ideias muito vanguardistas.
A primeira, é o referir peremptoriamente que já é muito tarde, apresentando uma faixa etária tipificada dos 14 aos 18. E dizendo que não deve esperar pela mulher certa pois essa será para os momentos especiais. Deve quanto antes diversificar e adquirir experiências mútliplas, experimentar sensações, para estar então preparado para o momento especial. Uma espécie de workshop! (expressão textual, juro!).
A segunda ideia é ao sugestionar que, como psicólogo, quando ouve alguém afirmar com muita certeza que é hetereossexual, é porque provavelmente não o é. E então passa a receita: o ouvinte deve passar a observar os homens no autocarro e na discoteca (novamente textual!), de modo a tirar as dúvidas.

Eu sou um liberal. E isto é muito bom. Muito à frente. Não consegui parar de rir durante todo o percurso Maia ao Porto, ao imaginar a auto-estima do ouvinte e seu grau de satisfação com a resposta do expert.

Amanhã, não percam as declarações do Provedor!

Labels: , , , , , , , ,

Wednesday, September 24, 2008

Produtividade a todo o custo

Hoje relembrei-me porque o Grupo Sonae tem tanto sucesso. Saí de uma reunião de trabalho às 20h. No mesmo local onde trabalhei há uma década atrás. Tudo na mesma. Maior, mas a mesma filosofia. Ao sair do gabinete da direcção, olha para o open-space onde laboram dezenas de pessoas. E, a julgar pelo número de pessoas ainda presentes àquela hora, parecia 3 da tarde.

Labels: , ,

Paranóia tão perto

«A conclusão é simples: confiar nos outros é a coisa mais estúpida que existe. Mesmo assim, os comuns mortais insistem em confiar uns nos outros, argumentando que não podem viver de outro modo. Esquecem ou aceitam traições, não se preocupam com as injustiças. Se optou por ser paranóico, não vá nessa. Você é superior a todos esses miseráveis. Ponha a justiça em primeiro lugar e terá, do seu ponto de vista, razões de sobra para a exercer.»

J.L. Pio Abreu in «Como tornar-se doente mental»

Labels: ,

Friday, September 19, 2008

A minha cara-metade, grávida de 5 meses, está muito elegante

Ainda assim, ontem, a cama partiu-se do seu lado.

Labels:

Sunday, September 14, 2008

Procuro grafiter

Para trabalho de interior. Em Matosinhos.

Labels:

Friday, September 12, 2008

Leituras profissionais soltas na preparação de uma formação em Inteligência Emocional

«De facto, amor e paixão são os elementos mais comuns na lírica da composição. Contudo, não são a mesma coisa. O amor é um slow equilibrado, tranquilo e despreocupado. A paixão é um fervilhar mais próximo do techno transe, inquieto, feroz e alucinante. Com amor adormecemos em paz, a paixão qualquer sono desfaz. O amor é presunto com melão, a paixão é vodka com limão. Enfim, esta aparente dicotomia ilustra a convulsão constante entre sentimentos e as emoções. Os primeiros, são a voz da razão, as segundas são o grito do coração.»

Prof. Jorge Sequeira (consultor e psicólogo) in Crónicas Incendiárias

Correndo o risco de estragar o post, diria mais: o amor (sentimento) é uma maratona, a paixão (emoção) é uma prova de 100 metros. O amor é marijuana, a paixão é cocaína. Desafio-vos, leitores, a continuar as analogias.

Labels:

Thursday, September 11, 2008

Na corda bamba

Ontem era suposto termos sido todos engolidos por um buraco negro recriado por cientistas. Não aconteceu. Parece que afinal ontem era só para ligar a máquina, que por sua vez deve estourar a 26 de Outubro, dizem os profetas. Lá fui eu para a cama a pensar que, afinal, sempre vou ter de pagar o seguro do carro e a factura do gás, cujos prazos terminam antes disso.
No entanto, a esperança em morrer caloteiro ainda não se desvaneceu. Hoje é dia 11 de Setembro e, curiosamente, estou a escrever-vos de um 18º andar.

Labels: ,

Tuesday, September 09, 2008

Leituras

«Falamos também de fodas já dadas - vale tudo menos mencionar terceiros. Exclui-se assim grande parte da população, mas vale a pena. É para evitar os ciúmes. Tem que se ter cuidado em não confundir fodas - senão está-se fodido. O amor é fodido. E limita bastante o foder. Quando uma está em dúvida, é melhor sondar primeiro: "Chegaste a ver o meu body carmesim ou foi antes do teu tempo?". "Antes do teu tempo", note-se. Nunca depois, como é evidente.»

Miguel Esteves Cardoso in O Amor É Fodido

Monday, September 08, 2008

Dias de feedback

Em que decidimos tirar um dia ou dois de folga dos clientes, e passá-lo no pouf em casa, com TV ligada e PC no colo. O ecrã de um aparelho a ficar alinhado mesmo por cima do ecrã do outro. E receber muitos telefonemas. «Olha, vou-te fazer uma transferência de tal, envia-me o recibo». «Preciso que reserves a primeira quinzena de Novembro para um projecto». Até um telefonema de alguém da capital que até aqui só se conhecia virtualmente, com uma perspectiva de colaboração profissional.

Isto é produtividade sem dor, meus senhores. Eu sabia que já devia ter lido Domenico De Masi há mais tempo (A Economia do Ócio, Ed. Sextante).

Labels: ,

Friday, September 05, 2008

Não dá para perceber...

... porque é que a maioria das visitas acidentais, via Google, vêm cá parar com pesquisas tão nobres como «desvantagens do liberalismo» e «probabilidade de acertar no Euromilhões».

Labels: ,

Momento de embaraço

É estar no carro à porta da fábrica do cliente, a fazer tempo para o horário da Formação, e a ouvir em alto volume o "Like a Virgin" da Madonna, que passava na Antena 3, enquanto os formandos passam despercebidos por detrás do carro, no exacto momento em que berro, com voz esganiçada: «Touched like the very first time»...

Labels:

Thursday, September 04, 2008

Balanço da época Hattrick

O triste não é descer de divisão. O triste é ficar atrás de uma equipa que é um bot.

Labels: , , ,

Wednesday, September 03, 2008

Lá está! A culpa é do maldito alelo 334!

Cientistas suecos descobrem gene da infidelidade nos homens.

Labels: ,