Monday, July 30, 2007

Olha que grande ideia...

Aproveitando as boas práticas do nosso Governo, na apresentação do Plano Tecnológico da Educação, estou a pensar contratar um figurante para substituir o Sermente.

Só para continuar a parecer que o Estado da Coisa é uma sociedade, que tal?

Labels: , ,

Um fim-de-semana à turista na minha cidade

Recebi em minha casa uma prima francesa que já não vinha a Portugal há 16 anos. E, quando o fez, foi para ir à aldeia natal dos seus pais, no distrito de Braga. Há uns anos, estive em Paris e fiquei alojado em casa dela.
Agora, sabendo da sua viagem a Portugal, convidei-a a passar uns dias, com o marido e o filho, em minha casa, no Porto, de modo a conhecer a cidade.

Preparei o roteiro, tentando ter em conta os gostos do casal: vinhos, música e arte. Assim, o Sábado começou com umas visitas às caves do Vinho do Porto. O Dugault é um verdadeiro apreciador de vinhos, pelo que sabia bem as marcas que queria visitar e degustar: Croft e Graham's. Eu nunca tinha visitado as caves, até porque o vinho do Porto não é das minhas preferências. Lá provámos vários brancos, Tawny's, Reservas e LBV's (Late Bottled Vintage). Aprendi alguma coisa da técnica de degustação. Como passar o vinho pelas várias partes da língua, como oxigenar a boca de forma a potenciar os aromas, etc. Lá comprou por fim uma dezena de garrafas. Os franceses são mais apreciadores deste néctar que os portugueses.

Após umas voltas pelo sítio da cidade e sua zona histórica, paragem para o almoço. Ficaram a conhecer a verdadeira iguaria portuense: a francesinha. E continuou a degustação, desta vez de cerveja, com as várias opções disponíveis no Caves da Cerveja.

Da parte de tarde, uma ida à Casa da Música, onde infelizmente não havia nenhum espectáculo, pelo que nos ficamos por uma rápida visita ao espaço. De seguida, Serralves, onde deu para apreciar três exposições: pintura (por sinal, um francês de nome François Dufréne), fotografia e escultura. Lanche no restaurante do Museu e um passeio pelo Parque Serralves, onde se assistiu, deitados na relva de fim de tarde, a um concerto de Jazz ao ar livre. Por fim, jantar de peixe fresco junto à lota em Matosinhos.

Já não restaram forças para conhecer a noite portuense, pois o dia foi ambicioso e passado debaixo de quase 40º C.

Labels:

Wednesday, July 25, 2007

Alguém tem um alicate de pontas?

Gosto muito de ouvir música. E o meu local predilecto, também por uma questão de gestão de tempo, é o carro. As viagens e o trânsito.

Acontece que o leitor de CD decidiu morrer com um CD lá dentro. Não há botão que reaja, nem Play nem Eject. Estou limitado ao rádio. Quando se anda no trânsito da cidade, ainda se remedeia. Mas na província, meus amigos, na província é o terror.

Faz-me lembrar os tempos que não tinha TV Cabo e o zapping resumia-se a 4 botões.

Labels: ,

Mantorras lança a sua biografia

Obviamente não foi ele que a escreveu, mas sim o jornalista José Gabriel Quaresma. De facto, a moda pegou. Ao ponto do insólito.

Não penso comprar mas uma dúvida me consome: o que haverá para escrever na biografia de Mantorras? Um relato das sessões de fisioterapia?

É que, a julgar pelos resultados, nem sequer será um bom e credível manual de boas práticas para os estudiosos da saúde.

Labels: , ,

Este mundo é mesmo uma aldeia...

Ontem, chego eu a um cliente para mais um dia de Formação aos seus colaboradores, quando no grupo de formandos encontro um ex-colega do 10º ano. Não o via há 15 anos!

Hoje, venho a correr para casa após um dia igual, pois tinha uma visita marcada ao meu T1, que se encontra à venda. Aparece o mediador com... este gajo: meu ex-colega de trabalho e actual amigo. É do caraças.

Já agora, se houver interessados na compra de um T1 aqui na terra, podem cuscar o apartamento aqui e contactar através dessa imobiliária, a ver se a comissão vai para outro mediador e também amigo.

Monday, July 23, 2007

Tá bonito, tá...

75%How Addicted to Blogging Are You?

Até parece que um gajo não tem mais nada que fazer.

Friday, July 20, 2007

Ouvi dizer...



Que está para breve a ferroada?

Labels:

Estado da Coisa - um exemplo de persistência


Ultrapassado o marco histórico das 20000 visitas. 743 posts. Prestes a completar 4 anos de existência.
A qualidade? Fraquinha. Há coisas que não se explicam.


Labels:

Wednesday, July 18, 2007

Só p'ra dizer...

Que estou a trabalhar p'ra caraças e estou a ressacar de blogs, hattrick e tudo o mais on-line. Mas é só mais uma semanita. Depois passa.

Labels: ,

Friday, July 13, 2007

É a loucura!

Reparo no Sitemeter que hoje tivemos o dobro da média de clientes diários. E constato ainda porquê: várias entradas desde http://noticias.sapo.pt/local/valongo. E, qual é o meu espanto...


(clicar na imagem para ver [um pouquinho] melhor)


Wednesday, July 11, 2007

A saga das Balas e Bolinhos

Lembram-se destes filmes? Balas e Bolinhos (2001) e Balas e Bolinhos - O Regresso (2004)? Produções independentes, do realizador / argumentista / actor Luis Ismael. Apelidado, por alguns, de básico e amador.

Estou a revê-los pela segunda vez. Não sei porque acho tanta graça ao humor barato. Talvez por aquela malta ser toda da zona Porto Oriental (Valongo, Paredes...) e eu reconhecer a "linguagem" utilizada, a pronúncia, as expressões, a poesia dos palavrões.

É a história de quatro amigos. Sem desprimor para as outras personagens: Tone, Culatra e Bino, a personagem do Rato tem uma interpretação genial do actor Jorge Neto, recheada de autênticas pérolas. É uma personagem que, ou num terceiro filme dos Balas e Bolinhos ou em outro argumento, merecia continuidade.

Labels:

Posto isto ponho-me a pensar...

Como raio pensar em ter filhos com uma vida destas?

Labels: ,

Tuesday, July 10, 2007

Mais um dia de semana

Hollygang sai de casa às 07h15. Hollygang chega a casa, ao fim de um longo e repleto dia de trabalho, às 22h45. Pelo caminho, paragem na estação de serviço para tabaco, sande americana e uma SuperBock XL. A cara-metade em Lisboa. Sofá com o jantar num tabuleiro. Um filme no DVD e um cigarro bem enrolado.

> format c:

Labels: , ,

Monday, July 09, 2007

Homenagem a um estilo de vida

Assisto à cerimónia das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Eu que já visitei 5 grandes cidades europeias e 3 destinos intercontinentais, só conheço ainda uma delas: Chichen Itza, no México. Gostava de os visitar a todos. E lembro-me do meu cunhadito.

O irmão da minha cara-metade tem apenas 26 anos. Terminou o 12º ano e tirou um curso profissional de fotografia, enquanto ia ganhando uns cobres na hotelaria como recepcionista e bagageiro. Cedo percebeu que não queria passar a sua vida a tirar fotos para jornais.
Foi para a tropa no Alentejo. Conheceu em Évora uma universitária madeirense. Lá ficou a viver com ela, numa residência universitária, durante um ano enquanto servia à mesa numa pizzaria. Terminou a relação e foi lamber as feridas num inter-rail. Sozinho, 3 meses de viagem. Directo a Itália, depois Grécia, Albânia, Sérvia, Bósnia, Croácia, Eslovénia, Hungria, Eslováquia e República Checa. Sempre acompanhado da sua câmara fotográfica e um diário de viagem.
Acabou o guito e regressou a Portugal. Sem casa própria, sem namorada, sem sequer carta de condução. Até hoje. Decidiu que iria ser viajante e precisava de uma forma mais rápida de ganhar dinheiro. Aproveitou a experiência na hotelaria e atirou-se para Inglaterra, com a referência de um amigo. Durante um ano, trabalhou num hotel no País de Gales, num ambiente cosmopolita com colegas polacos, irlandeses, sul-africanos, espanhóis e australianos.
Juntou uns milhares de euros. Veio a Portugal uma semana visitar a família e apanhou um vôo para Salvador da Bahia, para uma viagem de 5 meses. Novamente sozinho, e com apenas uma mochila às costas, percorreu todo o litoral brasileiro (sim, esteve no Rio e visitou a estátua do Cristo Redentor). Depois, Uruguai, Argentina, Chile, Peru (sim, também esteve em Machu Pichu), Paraguai, Bolívia e regresso a Manaus, no Brasil à entrada da selva amazónica. Conheceu um australiano, contrataram dois índios-guia e entraram pela selva dentro uns 400 quilómetros onde ficaram uma semana. Pior que piranhas, jacarés, onças, aranhas e serpentes são, segundo ele, os mosquitos.
Novamente sem dinheiro, regresso a Portugal. Uns telefonemas e novo hotel em Inglaterra, perto de Londres. Mais um ano.
Em Setembro apanha um vôo de Londres para Nova Deli, na Índia. Pelo dinheiro que tem, estima uma viagem de 6 meses. Já tem vistos para a India (claro, irá ao Taj Mahal), Nepal, Bangladesh, Tailandia, Laos, Vietname, Cambodja e China (pois, a famosa Muralha).
Seguir-se-à no futuro, diz, uma viagem a África. Sempre acompanhado pela câmara fotográfica, já possui muitos milhares de fotografias raras. Um dia, pensará em publicá-las.

Ele sim, pode dizer que conhece os destinos para onde parte. Nós, turistas, conhecemos um hotel num lugar longínquo e, quando muito, meia dúzia de sítios que nos levam a visitar em "carneirada". Sítios preparados para os olhos dos turistas.

É um estilo de vida. Invejável e corajoso. Onde se perdem alguns projectos que todos temos, como carreira, família e amigos de longa data presentes. Mas onde se ganham outras coisas que poucos temos. Como memórias.

Informa-se que o nosso visitante Freelancer deixou de o ser


Não deixou de ser visitante. Deixou de ser Freelancer. Casou-se.


Labels:

O mundo é mesmo uma pequena aldeia...

Conversa à hora de almoço:

Colega de trabalho «Comprei um apartamento usado na tua terra.»
Hollygang «Ai sim? Onde?»
CT «No Empreendimento Aldeia D'Ávila, conheces?»
HG «Então não conheço...»
CT «É um T2. Custava 93000 euros mas consegui negociar para 90000. O apartamento tem acabamentos fabulosos que a proprietária escolheu, a cozinha está toda em granito preto...»
HG «Espera lá... Cozinha em granito preto?... E os puxadores em inox? Paredes pintadas de amarelo? Casas de banho em pedra não tratada? Estantes suspensas na parede da sala? Uma varanda para o início da praça e os 2 quartos virados para as traseiras?»
CT «Como é que sabes??!»
HG «E a proprietária não é uma fisioterapeuta de cabelo encaracolado preto?»
CT «Como é que sabes???!!!»
HG «Ex-namorada. Ainda bem que gostas dos acabamentos. Cheguei a participar na escolha.»

E assim fiquei a saber que a ex-namorada, que já sabia casada, já tem um filho com 1 ano de idade chamado Francisco. Francisco?! Foda-se...

Saturday, July 07, 2007

Como é que é isso?

Os Cogumelos Mágicos vão ter blog?

E mais: o anónimo deixou de ser anónimo...

Labels: ,

Thursday, July 05, 2007

Automático: é só iniciar a época para o Benfica começar a perder...

Depois do sucesso da sua estratégia de marketing com o equipamento rosa, a Adidas irá apresentar amanhã o novo modelo de chuteiras que o Benfica utilizará esta época: branquinhas com os dois pitons dos calcanhares mais altos, estilo salto agulha.

Entretanto, existe já um potencial económico. Prova disso é a disputa entre a Calzedonia, a Oysho e a Victoria's Secret para garantir o patrocínio na camisola.

Labels: , ,

Tuesday, July 03, 2007

Que é feito de uns gajos...


... que partilhavam uma música engraçada, que até comentavam neste barraco de vez em quando (diz-se que um deles supostamente até é co-autor desta espelunca), que até estavam em gravações e que agora (descubro eu nas minhas pesquisas cibernáuticas) até vão dar novamente uns concertos este mês?
Andais a tratar muito mal os fãs, companheiros...


Labels: ,

Foi ou não foi bonito?


40 pontos, 13 vitórias consecutivas, apenas 1 empate na primeira jornada, melhor ataque com uma média de 4,3 golos por jogo, melhor defesa com apenas 4 golos sofridos, melhor marcador da série com 17 golos. À terceira época, estava a ver que nunca mais subia da última divisão.


Labels:

Sunday, July 01, 2007

Leitura da segunda semana de férias

Não existem muitas coisas mais frustrantes do que, após a leitura de 275 páginas de um bom livro, concluir que, por erro de impressão, falta o último capítulo. Fica, entre outras, uma frase na retina:

«O socialismo, costumava ela dizer, era um jardim zoológico onde as pessoas viviam em jaulas, à espera que o guarda lhes atirasse a pitança; ao passo que o capitalismo era a selva onde todos os dias se tinha que ir à caça.»

DÍAZ, Jesús «Conta-me coisas de Cuba»

Conclusão da primeira semana de férias

Não me vejo preparado para as obrigações rotineiras da paternidade.

De volta!

De duas revigorantes semanas de férias em Tavira. Semanas essas que foram em tudo diferentes.
A primeira foi passada no aldeamento Pedras D'el Rei, com os cunhados e a minha sobrinha de 1 ano de idade. Este aldeamento fica a poucos quilómetros de Tavira, na Praia do Barril, a seguir à vila piscatória de Santa Luzia. Era exigido o mínimo de conforto para a pequenota. O ambiente era, maioritariamento, composto por casais jovens da classe média-alta. A maioria, gente de direita. Não se viam tatuagens.
Quando os cunhados e a sobrinha regressaram, eu e a cara-metade mudamos no mesmo dia as bagagens para o nosso retiro preferido: a Ilha de Tavira e seu campismo. O ambiente é composto por jovens e adultos sem obrigações familiares, da classe média-baixa. A maioria, gente de esquerda. Não se vislumbram facilmente corpos por tatuar.

Concluo que, cada vez mais, me encaminho para a primeira semana. Mas estou, sem dúvida, muito mais confortável na segunda.

Foto-reportagem no sítio do costume.