Monday, July 30, 2007

Um fim-de-semana à turista na minha cidade

Recebi em minha casa uma prima francesa que já não vinha a Portugal há 16 anos. E, quando o fez, foi para ir à aldeia natal dos seus pais, no distrito de Braga. Há uns anos, estive em Paris e fiquei alojado em casa dela.
Agora, sabendo da sua viagem a Portugal, convidei-a a passar uns dias, com o marido e o filho, em minha casa, no Porto, de modo a conhecer a cidade.

Preparei o roteiro, tentando ter em conta os gostos do casal: vinhos, música e arte. Assim, o Sábado começou com umas visitas às caves do Vinho do Porto. O Dugault é um verdadeiro apreciador de vinhos, pelo que sabia bem as marcas que queria visitar e degustar: Croft e Graham's. Eu nunca tinha visitado as caves, até porque o vinho do Porto não é das minhas preferências. Lá provámos vários brancos, Tawny's, Reservas e LBV's (Late Bottled Vintage). Aprendi alguma coisa da técnica de degustação. Como passar o vinho pelas várias partes da língua, como oxigenar a boca de forma a potenciar os aromas, etc. Lá comprou por fim uma dezena de garrafas. Os franceses são mais apreciadores deste néctar que os portugueses.

Após umas voltas pelo sítio da cidade e sua zona histórica, paragem para o almoço. Ficaram a conhecer a verdadeira iguaria portuense: a francesinha. E continuou a degustação, desta vez de cerveja, com as várias opções disponíveis no Caves da Cerveja.

Da parte de tarde, uma ida à Casa da Música, onde infelizmente não havia nenhum espectáculo, pelo que nos ficamos por uma rápida visita ao espaço. De seguida, Serralves, onde deu para apreciar três exposições: pintura (por sinal, um francês de nome François Dufréne), fotografia e escultura. Lanche no restaurante do Museu e um passeio pelo Parque Serralves, onde se assistiu, deitados na relva de fim de tarde, a um concerto de Jazz ao ar livre. Por fim, jantar de peixe fresco junto à lota em Matosinhos.

Já não restaram forças para conhecer a noite portuense, pois o dia foi ambicioso e passado debaixo de quase 40º C.

Labels: