O Estado da Coisa
Página dedicada à crítica, à opinião, ao pensamento livre e desenfreado, ao devaneio alucinado, à desinteria mental, mas onde o -i- tem sempre, pelo menos, um ponto.
Thursday, August 31, 2006
Sunday, August 27, 2006
Medalha de prata
Parabéns aos rapazes pelo honroso 2º lugar, logo atrás e coladinhos na traseira de outra grande banda.
O fenómeno está a crescer sem medo. Ontem, um fã fiel não conseguiu assistir ao concerto, após 70 minutos a tentar estacionar na Póvoa do Varzim. Nem sequer chegar perto. Ainda pensei: «Será por ser Agosto e estarmos na Póvoa?». «Naaaaa... é mesmo Vespa a dar cartas!».
Stress, trânsito parado, tempo a passar, 22:30, barriga a dar horas (a chamada laura). Inversão de marcha. 'Bora pró Porto comer uma francesinha e beber finos. Temo ser oficial: sou um cromo.
Friday, August 25, 2006
Plutão já não é um planeta
A União Astronómica Internacional decidiu hoje que o Sistema Solar passa a ter apenas 8 planetas, já que Plutão é agora considerado um planeta-anão.
Tá mal, quer dizer. Descriminação por estatura e mai' nada. Era o mesmo que tirarem agora a liderança do PPD/PSD ao Marques Mendes, só porque ele não chega com os pézitos ao chão quando se senta na sanita.
Que se segue? Um Comissário Europeu do Trabalho a defender a descriminação no acesso ao emprego dos fumadores, queres ver?
A tradição já não é o que era
Quinta-feira à noite. A cara-metade convidou uma amiga para jantar cá em casa. Aqui o preto fez o jantar, preparou as caipirinhas e levou-as ao sofá, onde as amigas estavam confortavelmente sentadas a pôr a conversa em dia (claro está). Aqui o preto ainda pôs a mesa, chamou as donzelas para o repasto, levantou a mesa após o jantar, fez o café e lavou a loiça.
Só hoje é que pensei a sério nesta merda. Mas qu'é isto? Há valores que não se deviam perder no tempo. E este episódio apela a uma guerra sexista. Preparem, leitores de sexo masculino, as vossas caixas de correio para um convite, pois eu já estou a preparar uma noite da mangueira cá em casa, com comida, bebida, fumo e jogo com farturinha, enquanto a sócia nos presta a assessoria doméstica. Até lhe vou comprar um avental e touca a condizer.
Wednesday, August 16, 2006
Friday, August 11, 2006
Wednesday, August 09, 2006
Guardem o cepticismo na gaveta
Depois disto (ver 5º parágrafo do programa), qualquer coisa é possível neste mundo.
Relato da vida real
Entrevistador: «Entraremos em contacto consigo, para comunicar-lhe a nossa decisão, e caso não passe à fase seguinte, ficaremos com o seu CV em base de dados, para futuras oportunidades».
(Candidato não controla a linguagem verbal e transparece uma bem disposta expressão de dúvida)
Entrevistador: «Não acredita no que lhe estou a dizer?»
Candidato: «Não, quer dizer... Obviamente, eu acredito que está a ser verdadeira no que me está a dizer. Não vejo é que isso seja muito efectivo, porque visto que me está a avaliar, se eu não passar à fase seguinte, é porque achou que não possuo o perfil necessário ao desempenho da função. O que significa que se me voltar a chamar no futuro, é para me chamar para outra função cujo perfil não é tão exigente. E, nesse caso, não estarei eu interessado, percebe a dicotomia? Há um conflito de interesses...»
Foi um raro rasgo, é certo. Dirão os mais malucos de vocês: «Hmmmm, essa rapidez no gatilho foi da coca...» Infiéis!
Fernando Santos aplica táctica do Benfica no casamento da filha
1º Conseguiu que José Veiga e Pinto da Costa não se cruzassem ou vissem. Tal e qual o meio campo benfiquista.
2º Colocou Petit, Katsouranis, Karagounis e Rui Costa, numa mesa em losango. Ainda no prato de bacalhau, a mesa já estava uma miséria. Nervoso, Petit partiu ainda uma perna da mesa.
Monday, August 07, 2006
Esta semana vou a um casting!
O nome técnico é prova de grupo. A história é a seguinte: sou candidato num processo de recrutamento para uma multinacional francesa, processo esse que está a ser levado a cabo por uma empresa de consultoria de Lisboa.
Desde 1997 que sou profissional da área de Recursos Humanos e já conduzi dezenas ou centenas de provas de grupo, assessment centers e outras metodologias de avaliação comportamental inserida em grupo.
Uma prova de grupo é uma actividade em que se dá uma tarefa qualquer a um grupo, que promova a sua interacção, e depois se observa o comportamento individual e o relacionamento dos avaliados, neste caso candidatos. Iniciativa e proactividade, assertividade, influência e persuasão, escuta activa, empatia, controlo emocional, gestão de conflitos e negociação, liderança, relacionamento interpessoal, flexibilidade e tomada de decisão, são alguns dos aspectos observados e avaliados.
Tal como eu, e a julgar pelo perfil pretendido pelo cliente, todas as pessoas que estarão na prova de grupo, são profissionais bastante familiarizados com o objectivo e método desta ferramenta avaliativa. Assim, adivinho um grande teatro, a abarrotar de comportamentos 100% condicionados, um verdadeiro casting de talentos.
Saturday, August 05, 2006
Passeio de bicicleta a um Sábado à tarde
Senhora da Hora, apanhar a linha vermelha do Metro (direcção Póvoa Varzim) e sair na estação de Árvore. Obrigatório a bicicleta ir na última carruagem.
Itinerário:
Árvore - Vilarinho - Vairão - Fornelos - Guilhabreu - Sta. Maria Avioso - Castêlo da Maia
Apanhar a linha verde na estação do Castêlo da Maia (direcção Estádio do Dragão).
Friday, August 04, 2006
Uma (i)lógica reflexão comercial que tive há meia hora, durante um café no shopping cá da terra...
Uma loja de venda ao público, destinada a um público da alta, não deve ter funcionários muito próximos da classe alta, estilo jovenzinhos filhos de boas famílias a terem uma experiência de trabalho motivada pela educação familiar. Antes oriundos da plebe profunda, ávidos pelo miserável salário ao final do mês, e levemente mascarados de gente fina, para por um lado não chocar o cliente, mas ao mesmo tempo proporcionar-lhe a percepção da diferença de estatuto e classe social, e consequente gozo fútil no momento da compra.
Thursday, August 03, 2006
Wednesday, August 02, 2006
Tuesday, August 01, 2006
As Férias Grandes em Reveillon
Por motivos de agenda escolar, criei, tal como muitos de vós certamente, a sensação de que o fim de ano é nesta altura. Julho, Agosto e Setembro já a cheirar a inicio do próximo.
É por aqui que penso como será o próximo ano. Como correu o anterior. É por aqui que se torna insuportável não fazer férias. É também nesta altura que nos sentimos rejuvenescer ao contrário do dia de anos e da passagem de ano, em que nos cai mais um ano em cima.
Tenho que mergulhar num mar frio para sentir este fim de ano...
Sermente (a precisar de férias)
Sporting contrata Carlos Bueno, «El Loco»
De salientar que este uruguaio era suplente do Pauleta no Paris St. Germain. Ora aqui está um belo cartão de visita.