Monday, August 07, 2006

Esta semana vou a um casting!

O nome técnico é prova de grupo. A história é a seguinte: sou candidato num processo de recrutamento para uma multinacional francesa, processo esse que está a ser levado a cabo por uma empresa de consultoria de Lisboa.
Desde 1997 que sou profissional da área de Recursos Humanos e já conduzi dezenas ou centenas de provas de grupo, assessment centers e outras metodologias de avaliação comportamental inserida em grupo.
Uma prova de grupo é uma actividade em que se dá uma tarefa qualquer a um grupo, que promova a sua interacção, e depois se observa o comportamento individual e o relacionamento dos avaliados, neste caso candidatos. Iniciativa e proactividade, assertividade, influência e persuasão, escuta activa, empatia, controlo emocional, gestão de conflitos e negociação, liderança, relacionamento interpessoal, flexibilidade e tomada de decisão, são alguns dos aspectos observados e avaliados.
Tal como eu, e a julgar pelo perfil pretendido pelo cliente, todas as pessoas que estarão na prova de grupo, são profissionais bastante familiarizados com o objectivo e método desta ferramenta avaliativa. Assim, adivinho um grande teatro, a abarrotar de comportamentos 100% condicionados, um verdadeiro casting de talentos.