Monday, August 20, 2007

Salazar ainda mexe nos genes de cada um de nós

Repressão é neurose. Nunca se substime o poder inconsciente de um recalcamento. Porque na cabeça dos portugueses ainda se aceita, com espantosa tolerância, o extremismo de esquerda. Herança de muitos anos de opressão. Que, curiosamente, parece que às vezes ainda dava jeito à plebe.

Parece existir uma moral superior na cerimónia: se em vez de uns primitivos activistas de esquerda, grunhindo, entre dois charros, palavras de ordem pseudo-ambientalistas, fosse um grupo de extrema direita a escacar, por puro gozo, um campo de milho, teriam as autoridades feito um esforço mais célere para fazer cumprir as regras de um Estado de Direito?

A esta eu respondo: sem dúvida. Mais: ainda que fosse um grupo de cabeça rapada a destruir a plantação de cannabis dos hippies, os primeiros (e talvez únicos) a ir dentro eram os carecas. Com o aplauso generalizado e entusiasta da plateia. Certinho. Não compreendo. No meio de tanta bestialidade, pelo menos uma das matilhas lava-se.

O apelo social contra os transgénicos, já quase compreendo. Curioso é que não se incomodam os acéfalos "pacifistas", que a ganza que fumam, importada ali do nordeste de Marrocos, além de merda de camelo (e daí os efeitos secundários), esteja carregada de Xanax's e outros químicos produzidos pelo império capitalista.

Labels: , , ,