Thursday, August 09, 2007

Leituras de férias

A cara-metade trabalha. Eu, com muito pouco trabalho em Agosto, dou as minhas voltas mas passo, por preguiça, muito tempo em casa. Zapping pelos canais do costume, um CD a rolar e... um livro. Que é sempre uma óptima opção para passar o tempo.
Li dois na passada semana. Leitura leve e bem-disposta. A biografia do Zé Pedro, dos Xutos (Não Sou o Único, de Helena Reis) e uma visita guiada pelo maravilhoso mundo do álcool (Com Os Copos, Miguel Esteves Cardoso).

Ontem era tempo de iniciar outro. Passei pela Bertrand e um livro me chamou a atenção. Liderança, Lições de José Mourinho, de Luis Lourenço e Fernando Ilharco. «Vou continuar na leitura fácil» pensei.
Acontece que o livro é baseado numa tese de mestrado, que obteve nota máxima na Universidade Católica. «Na Católica não é difícil» pensam alguns de vós. Também eu pensei. Mas enganei-me, o livro é bom. Até bom demais para o que eu queria neste momento. Baseia-se numa visão paradigmática do princípio da complexidade, em detrimento do modelo reducionista de pensamento científico defendido por Newton e Descartes. Resumindo: o todo não é soma das partes e para o compreender não é através da dissecação e análise de cada uma das partes. O Mourinho é apenas um exemplo. E um chamativo para vender o livro.

Concluo com isto que o cérebro é um músculo como outro qualquer. Quando não exercitado, fica em péssima forma. Como quero perceber o que leio, ainda não consegui passar a página 57 de 310.

Labels: ,