Friday, April 16, 2004

O Estado da Polícia

Esta semana, um cidadão ucraniano legalizado, residente e trabalhador na cidade de Braga, dirigiu-se ao supermercado Feira Nova para fazer compras. Na caixa, ao tentar descontar um vale de vasilhame noutras compras que não cerveja, não conseguiu estabelecer uma comunicação efectiva com a sopeira devido a dificuldades linguísticas. Num acto xenófobo, foi imediatamente chamada a PSP a intervir. O homem foi levado para a esquadra e, sem perceber muito bem porquê, foi violenta e repetidamente agredido por vários agentes, tendo para provar as marcas do corpo. Porque o relatório médico do hospital, curiosamente, desapareceu.

Este facto não foi noticiado, é do meu conhecimento pessoal. Não é a primeira nem a última vez que acontece. Em termos ainda pessoais, é no mínimo a 20ª vez que tenho uma história triste para contar. Neste caso, movidos pelo racismo, noutros casos apenas pela elementar estupidez que possuem a fardos os agentes da polícia. E depois com ironia as altas patentes falam em projectos para promover a aproximação entre cidadãos e polícia. Desses filhos da puta quero eu distância. Corruptos, vigaristas, bestas, animais. Servem para "autuar" os automobilistas, chatear os putos que fumam uma ganzas e desancar em quem lhes apetece. Bando de cobardes. Tenho uma amigo que é steward (segurança privada dos estádios de futebol), força criada pelo Governo prevendo a incapacidade da PSP para travar o hooliganismo, e avaliando assm desta forma a mesma. E em tanta merda feita pelo Governo, nesta aqui acertou. É que esse mesmo amigo me contou que a corajosa polícia que enfarda nos desgraçados na esquadra, em inferioridade numérica, fugiu dos adeptos do Manchester tendo de ser os stewards a controlar a situação...
A bófia desperta-me o ódio e a repugnância. Acredito na justiça deste mundo, não do outro, na justiça dos homens à moda antiga. Onde tudo se paga, mais tarde ou mais cedo. Por isso, espero pelo dia em que apanhar um destes numa passadeira bracarense. Nem que o carro tenha acabado de vir de pintar.

Se tiverem a mesma opinião, manifestem-na directamente: Vara dos Porcos PSP