Thursday, December 20, 2007

Considerações sobre um período sabático

Esta vida de formador anda a desgastar-me. Convenço-me que preciso abrandar o ritmo. Primeiro, porque parte dos meus clientes insiste em implementar formação sem um sistema de gestão de base que premeie o desempenho e onde se possa contabilizar o retorno do investimento no capital humano. Segundo, porque falha a preparação da formação no que respeita à comunicação e "venda" interna dos projectos, e para além dos objectivos pedagógicos, o formador necessita conseguir conquistar o grupo para as temáticas. Terceiro, porque parte dos formandos são como cepos. É uma dura realidade. Quando, numa formação de gestão do tempo e num contexto de planeamento diário, refiro a importância de escrever como forma de aliviar o cérebro e promover a focalização e criatividade (já que extingue a preocupação de lembrar), um formando me diz: «Mas eu li que isso, por outro lado, prejudica a memória?»... fico sem argumentos e só me apetece distribuir chapada.

Labels: , , ,