Friday, December 07, 2007

Valores mutáveis ou valores valorizáveis? (passe obviamente a redundância)

O meu amigo de infância conduz orgulhosamente um Audi A6. Possui uma colecção de relógios Armani, Seiko, Tag Heuer, Paco Rabanne e outros que nem sequer conheço, questionando indignado o facto de eu não usar relógio. A sua roupa exibe logotipos garrafais DKNY, Diesel, Docker's, Tommy, Ralph Lauren e afins. Curiosamente, o meu amigo de infância é, hoje, empregado de armazém e não tem pais ricos. Não posso confirmar se foi ao BES.

O meu amigo de infância, casado e pai de um filho, converteu-se a uma religião qualquer de ramificação franciscana, que faz com que tenha, no seu hall de entrada, um altar com direito a santa de um metro de altura e muitas flores. Também não estar fora de casa depois da meia-noite, sob pena de sei lá o quê, coisa sobrenatural. Não sou capaz de explorar o tema com ele.

Apesar de tudo, a mesma religião permite que, de quando em vez, no seu Audi A6 de vidros abertos e música alta, usando um boné para passar despercebido (!), seja visto a ir buscar uma miúda que estuda à noite na escola de secundária lá da terra. Não se conhece grau de parentesco face à intimidade, a conclusão é de cada um. Único cuidado: chegar a casa antes da meia-noite.

O meu amigo de infância é constantemente crítico e altivo, de forma directa e com pretensão educativa, quando se refere ao meu estilo de vida, que admito não seja exemplar aos olhos tradicionais e conservadores. Eu nunca fiz qualquer referência crítica ao dele. Até hoje. E faço-o aqui porque nem ele conhece o blog, nem nenhum leitor o conhece a ele. Faço-o ainda porque ele já foi o meu melhor amigo há duas décadas atrás, e agora fico a pensar: os valores são assim tão mutáveis ou, em miúdos, não lhes damos qualquer importância?

(Depois deste texto, fiquei a pensar neste que escrevi há já algum tempo... outra vertente, mesmo assunto. Tanta desilusão é cada vez mais um sintoma que eu é que estou fora do desvio padrão. Valham-me alguns fiéis e outros novos.)

Labels: