Thursday, November 20, 2003

O Estado da Nossa Selecção

Puta que os pariu a todos. Estão em festa porque ganharam por 8-0 ao... Kuwait! Os mouros (os do Kuwait) ainda não compreenderam na totalidade todas as regras do jogo, são tão fracos tecnica e fisicamente que até uma equipita de bairro organizada por um voluntarioso lhes dava uma mão cheia. Os homens estão inclusivé no Ramadão, por amor de Alá! Não podem comer ou beber (!!!) antes do pôr-do-sol! Grande vitória, Scolari...

Realmente é contra equipas como esta que preparamos a nossa para o Europeu, é a bater em mortos ou tirar chupas a crianças... foi uma demonstração de necessidade de auto-massagem ao ego. Grande método, Scolari...

A culpa é mais de quem o pôs lá, sabendo que esse bronco brasileiro enquanto não levar com um sarrafo pelos cornos abaixo há-de ter sempre a mania que é ditador. Sem opinar acerca da convocação de jogadores, exemplifico apenas que contra a Grécia vi lá os brutinhos Beto e Caneira mas não vi o melhor central português, Ricardo Carvalho, entre outros casos crónicos.

Não é a motivação o mais importante numa equipa de futebol? Um pouco de história contemporânea: o Tó Oliveira fez das coisas mais bonitas quando o Poborsky mandou o Baía à merda e deitou por terra as aspirações lusas. Uns anos depois, no Mundial da Coreia os jogadores boicotaram-no e foi a chiga que foi! O Scolari nem o benefício da dúvida vai ter... e a entrada dele e do Deco na Selecção foi o princípio do fim. No caso do dragão, é sem dúvida um jogador fora de série mas... "internacionalizar" a selecção deitou o espírito de grupo por água abaixo.

Tudo isto não dá, contudo, o direito a paneleiros como Rui Costa e Figo (que andam a enconar no relvado) pedir apoio aos portugueses quando não querem magoar as perninhas pois a seguir tem de correr e saltar nos seus clubes para ganhar o bago que as mulheres se encarregarão de gastar com os amantes.