Friday, September 26, 2003

O Estado da Democracia

Pouco me apraz dizer sobre o tema. Provavelmente devido a pouca credibilidade que lhe dou no contexto nacional. Mas considero que Portugal a conquistou demasiado cedo. Senao vejamos: em termos culturais o mundo arabe esta atrasado em cerca de 400 anos em relacao ao mundo ocidental, teorizam os sociologos e antropologos; concerteza tem reparado na barracada que da implementar uma democracia nestes paises? Temos os exemplos recentes, para referir apenas alguns, do Afeganistao e do Iraque. Transpondo para a Europa, conseguem imaginar uma democracia no ano 1600 d.c., em plena Idade Media? Concerteza iria dar o mesmo resultado. As poli­ticas dependem dos contextos, da cultura, da evolucao propria de cada comunidade. Nos exemplos referidos, o povo necessitava de um comando, nao estava preparado para comandar o seu proprio destino.
No caso portugues as coisas sao semelhantes, tivemos muito poucas dezenas de anos de republica ditatorial, a transicao da monarquia para a democracia foi demasiadamente rapida, ao contrario do que fazia prever ja que em Portugal tudo chega atrasado. Foi uma moda, uns slogans bonitos que o povo adoptou na altura.
Sou defensor da liberdade social. Mas pensemos no inverso: voz ao povo? Viva a maioria? Se uma maioria e composta na sua maioria por gente incapaz, incompetente e muito pouco inteligente (um pouco acima dos gorilas, um pouco abaixo dos chimpanzes domesticados), que nao sabe pensar em nada util, e o pouco que pensa sao items fri­volos, qual sera o resultado dessa maioria? Uma questao de aritmetica... Sejamos realistas, um governo eleito por este povo e um reflexo do proprio: no caso, incompetente, mesquinho, hipocrita, falso, fraco. Nao seria preferi­vel ter uma voz de comando competente que nos levasse no caminho certo, em vez de sermos obrigados a cumprir as vontades estupidas deste povo? Lembramo-nos certamente dos resultados dos referendos mais recentes, em que e dada voz ao povo de uma forma ainda mais clara e imediata que as eleicoes. O facto de existirem 6 milhoes de benfiquistas reforca a minha teoria!