Monday, April 09, 2007

Grande momento televisivo

Confesso. Gosto de ver programas culinários, como aquele gajo de S. Tomé, o João da Roça («bonito, bonito») e aquele inglês speedado, o Jamie Oliver.

Mas o programa do Chefe Hélio Loureiro, que eu vejo nas minhas viagens de Alfa (RTP CP), é um must. Existe sempre um convidado que passa o programa em pé a ver e ouvir o Chefe Hélio Loureiro. Não contente com os dotes culinários, o Chefe Hélio Loureiro quer mostrar os dotes oratórios. O resultado é um fracasso tão bem conseguido, que chega a roçar o humor refinado. Se fosse propositado. Não bastava o Chefe Hélio não conseguir dizer nada de jeito, nunca deixa os seus convidados completar uma frase. Ele pergunta e responde, sem cobrar mais por isso, enquanto os convidados respiram fundo ou reviram os olhos.

E, devido à sua polivalência, acontecem autênticas pérolas. Na minha última viagem, a receita era Arroz de Tamboril com Amêijoas e Presunto. Muita pompa no preparo, ruge o presunto, cozinha o tamboril, acerta o tempero, deita o arroz, iguaria pronta, decoração do prato cuidada, no momento do brinde final, repara o Chefe Hélio: «Eh pá... esquecemo-nos (note-se o plural na partilha de responsabilidade) de deitar as amêijoas. Só se as fizermos agora com um bocadinho de azeite e alho.»

Labels: