Thursday, September 23, 2004

O Estado da Ministra da Educação

A malta bem tinha avisado que ia dar raia entregar a pasta da Educação à ilustre Maria do Carmo Seabra. A única ligação que se lhe conhecia à Educação era a de comprar os livros da 3ª e 4ª classe para os putos na livraria lá da zona.
Certo que herdou um problema complicado. O governo anterior adjudicou a implementação de um sistema informático para gestão das colocações de professores a uma empresa de consultoria, muito coincidentemente pertencente a um militante do PSD. Os incompetentes engravatados, altos directores do ministério, fizeram o resto do péssimo trabalho no levantamento de processos e necessidades. Conclusão, o sistema faz tudo: dá as horas, a temperatura, o alerta para tirar cafés, só não coloca professores!
Contudo, a ministra da Educação, com o seu ar de meio-sal, cometeu, numa semana, todas as argoladas possíveis: abençoou convictamente o caos que herdou; prometeu e não cumpriu; desdisse as afirmações do primeiro-ministro; voltou a prometer em directo na RTP, no programa da Maria Elisa, para voltar a não cumprir. Um autêntico recorde nacional da especialidade.