Monday, March 31, 2008

Pronto, agora é que esta merda vai parecer um blog de gaja!

Mas esta tenho de partilhar convosco. Para o sustentado desenvolvimento e aprendizagem dos meus leitores, que também merecem após tantos momentos a estupidificar ao ler este espaço.

No meu aniversário, umas colegas de trabalho, conhecendo-me o gosto, ofereceram-me um livro de culinária. Daquele chef inglês, o Jamie Oliver. Vai daí, ponho-me a ler e ganhar maior entusiasmo pela arte. E a compreender a necessidade de um pilão e almofariz, bem como da necessidade de criar uma despensa com algumas ervas frescas e especiarias básicas. Pois estas fazem a diferença toda.
Adiante. Este fim-de-semana decidi, pela primeira vez, seguir religiosamente uma receita do livro. E ficou um E-S-P-E-C-T-Á-C-U-L-O o meu Risotto de Cogumelos, cuja confecção decido partilhar.

1. Primeiro é preciso fazer um caldo de legumes. Quantos mais melhor, mas no meu caso foi só couve branca e cenoura, que depois de picados foram para uma frigideira com azeite, alho picado, rosmaninho e pimenta preta. Depois de uma breve fritura, três copos de água, sal e umas folhas de louro. Depois é só deixar ferver uns dez minutos e coar os legumes, que ficam prontos para acompanhamento. O caldo fica já à parte.

2. Os cogumelos. Os melhores são os porcini (há no Froiz). Por estranho que pareça, não se podem lavar senão absorvem a água e quando vão à frigideira, em vez de fritar, cozem. Frigideira com eles, com azeite, sal, pimenta preta, salpicão, tomilho e salsa picados. Quando prontos, é só espremer um limão que evapora rapidamente em contacto com a frigideira. Metade dos cogumelos devem ser, no final, finamente picados.

3. O risotto. Um tacho com azeite, alho e duas cebolas vermelhas, tudo picado. Quando a cebola começar a ficar transparente, juntar o risotto também por lavar para não perder o amido (já começa a parecer algo badalhoca esta receita!). Deixar fritar uns minutos, sempre a mexer. Juntar meio copo de bom vinho branco (abra-se uma boa garrafa de Planalto ou João Pires que depois servirá para acompanhar). Sempre a mexer, é o segredo. Juntar os cogumelos picados e um pouco de manteiga. Agora é só ir juntando o caldo aos poucos e ir mexendo, até cozer e ficar com a textura certa (de modo a escorrer pelo prato). No final, juntar os cogumelos inteiros e queijo parmesão, de preferência ralado no momento.

Agora é só pegar na garrafa de vinho que foi aberta e nos legumes coados para acompanhar. Experimentem e depois digam de vossa justiça.

Labels: , ,