Monday, November 08, 2004

O Estado da Higiene e Segurança no Trabalho

Só agora me confrontei com a dura realidade do sector hoteleiro em termos de grau de risco elevado de acidentes de trabalho, o que se traduz em várias entropias ao nível da correcta gestão dos Recursos Humanos. Urge analisar os factos e implementar acções preventivas. Eis alguns exemplos recolhidos das descrições de acidentes de trabalho nas participações à Companhia de Seguros:

«O Sr. Alberto foi abrir o alçapão e escorregou, devido à força que o mesmo faz ao abrir, o mesmo escorregou para o seu interior e caiu pelas escadas abaixo»

«Ao virar-se colocou mal o pé direito no chão, tendo torcido o mesmo e caído. Ao cair bateu com a boca na prateleira situada por baixo das cubas de lavagem e partiu o dente da frente. Lesão no pé direito e dente da frente»

«Apanhou areia no chão, derrapou e caiu»

«O sinistrado estava no balcão a dar uma informação ao cliente, e quando levantou a mão cortou-se em dois dedos da mão direita, num dos candeeiros do balcão, que são em inox»

«Caiu-lhe um garfo na perna»

«Um dos veículos dos nossos funcionários estava com problemas e o Pedro a ajudar o colega a repara-lo, caiu e como estava agarrado a maneta da mota o braço cedeu o que originou a deslocação do ombro»