Friday, November 05, 2004

O Estado do Romantismo

A fase cinéfila que atravesso tem sido positiva e tenho tido sorte nas escolhas do passado mais recente: Paixão de Cristo e Carandiru (DVD), Diários de Che Guevara e Antes do Anoitecer. Este último é um diálogo de hora e meia acerca do que é o amor, a paixão e como é que a coisa por norma funciona. É um filme divertido, não manipulador e com um final aberto à personalidade e crença de cada um.

Tem várias morais e mensagens. Uma delas tem a ver com o romantismo, a forma como se promove, a monotonia que se evita. Talvez nem seja a mensagem mais importante mas há bocadinho, ao tratar das obrigações domésticas, veio-me à lembradura um exemplo mais ou menos relacionado com o tema: roupa interior feminina, um fascínio para qualquer homem, fonte de desejo e erotismo. Certo.

Contudo, momentaneamente, esse simbolismo desvanece-se ao tentar dobrar as peças depois de secas no estendal. É que nem sequer são simétricas, porra! Eu continuo a adorar a indumentária, mas também acredito que ao fim de 25 anos a dobrá-las, a forma como alguns homens começam a olhar para elas deixe de ser a mesma.