Wednesday, November 09, 2005

Os meus óculos de sol

Hoje vi um miúdo com uns óculos de sol, tipicos da neve, hipoteticamente protectores de UV. O rapaz irradiava mais luz que o próprio sol e as pessoas por quem passava, meias ofuscadas, sorriam e admiravam o porte e distinção do meia-leca.
Ele, hoje, na escola será um bom aluno. Aliás, todos os vaidosos o são, dentro das suas capacidades, mas é habitual aproveitarem-nas. Imaginem uma televisão com o volume sempre no máximo, ou um politico sempre a discursar. Os vaidosos são assim, precisam de sistemas de refrigeração muito rápidos senão incendeiam. Evitam a insegurança porque não sabem como lidar com ela. Saber conviver com a insegurança evita muitos prozacs e muitos motins.
A nike calça 70% dos intervenientes dos motins em França. Não ter acesso aos ténis nike move 30 % dos delinquentes. Os motins franceses existem por vaidade. Vaidade dos que a praticam por acharem que merecem tanto como os que trabalham, e vaidade dos governantes por evitarem a insegurança por não saberem conviver com ela.

Sermente (in "sócio da lógica")