Monday, October 01, 2007

Um dia destes!

Os monges da Cartuxa, os cartuxos. Alguém viu a reportagem na sic?
Clausura e silêncio. Arrepia. Respeito-os. Um dos dois novatos que por lá anda, respondeu a algumas perguntas do interessante (não o suficiente) e requintado (o suficiente) jornalista.
Depois de um longo processo de desentorpecimento da língua, já notoriamente franzina e esguia, o rapaz lá respondeu à pergunta:
O que é que um rapaz de 27 anos (engº civil) faz aqui?
O silêncio, a busca de Deus (mais ou menos isto)
O que é que encontra aqui que não encontra na vida normal?
A vida normal não nos pode dar tudo. A vida é feita de escolhas e renúncias. Temos que renunciar a umas coisas para atingir outras...
O que mais gosta aqui?
O silêncio, (tipo)a equipa ...
Vai até ao fim? (aqui o garoto já estava quase a chorar e a chamar pela mãe)
Isto é uma caminhada uma longa caminhada e como qualquer outra, nunca tem um fim... (neste momento e tal, até ainda aguento e depois logo se vê... aqui lembrou o Simão a assinar pelo Benfica)
Pronto, aquilo comoveu-me ... mas acho que era de bom tom mandar lá um senhor agente da autoridade perguntar se eles estão lá todos de livre vontade e se sabem o que se passa com os monges por esse mundo fora, se sabem que se Deus fez as flores e as orações também fez o sexo e o futebol, se sabem a diferença entre coragem e cobardia, se sabem a diferença entre partilha e patilha, se distinguem opção de obsessão e família de mobília.

Sermente (há gajos com quem nunca poderemos contar)

Labels: ,