Tuesday, March 07, 2006

Curiosidades e factos aprendidos (ou reforçados) estas férias

No nordeste brasileiro, grande parte das pessoas não sabem quando começam e terminam as estações do ano. E não é uma questão de iliteracia. Ao contrário do sul do país, em que as estações são bem definidas, no norte é igual todo o ano: quente e húmido (clima equatorial).

É falso que todos os brasileiros são bem dispostos. Regra geral, sim, mas há também bastantes gajos ressabiados de mal com a vida.

No Brasil, é impossível distinguir os criminosos dos polícias, a não ser pela farda. Têm a mesma cara e as mesmas armas.

Quando viaja, o povo português é o povo mais estúpido à face da Terra. Para além de ser o único que aplaude nas aterragens do avião, a sua prepotência, arrogância e malcriadez não tem limites. É o novo riquismo no seu esplendor. Lá porque têm 500 ou 1000 euros para gastar (num charter, convenhamos), acham que tem direito a este mundo e ao outro. Curiosamente, são fáceis de contentar: preferem os shoppings da cidade ao santuário ecológico circundante, e a piscina do hotel em vez das praias virgens. Só saiem do hotel em excursão e recusam integrar-se. Reclamam indevidamente qualidade que não têm em suas casas. Estão de férias maldispostos. Juntam grupos (portugueses) para esgrimarem entre si pormenores que correram mal em viagens anteriores.

Em Pipa, cabem 23 pessoas numa Toyota Hiace de 12 lugares (transporte público local).

Por aquelas bandas, bebe-se diariamente 4 * 600 ml de chopp sem se ficar bêbado (deve ser da sudorese)! O chopp ainda tem 4,8% de teor alcoólico.

Melhor que a caipirinha de lima, é a caipirinha de maracujá. Também se mistura cachaça com castanha de cajú, açaí, cupuaçu, graviola, taperebá, entre outros. Existem mais de 4000 marcas de cachaça, maioritariamente artesanais.

A julgar pelas festas nocturnas na praia e pelos Trios Eléctricos, todos os nordestinos usam o mesmo desodorizante.

O melhor peixe que comi até hoje tem nome árabe: Meca.