Thursday, August 19, 2004

O Estado da Coincidência, das Mobilidades Profissionais e da Testosterona

Em primeiro lugar, parabéns às 500 visitas que este blog já recebeu: expectativas superadas. Provavelmente em 2007, estarei a renovar os votos pelas 1000 visitas.
Em jeito de comemoração, lançarei um pequeno enigma, divulgando uma pequena história da vida real, marcada pela coincidência. Um verdadeiro exemplo em como este país-à-beira-mar-plantado é pequeno, e mais uma demonstração da crise hormonal vivida pelos machos latinos.
Em Julho do ano passado, contratei para o DRH do Grupo onde trabalhava, um rapaz que seria responsável pela área do recrutamento e selecção, reportando directamente a mim. Ao fim de 6 dias úteis de trabalho, ainda sem muito tempo para me aperceber da qualidade do seu trabalho, recebi uma queixa de uma colaboradora da empresa, alegando que andava a receber sucessivamente no seu telemóvel pessoal, sms’s anónimas de assédio e cariz erótico. Tendo a cachopa verificado junto da operadora o nome de subscrição do respectivo número de origem (não estava confidencial), descobriu que o autor seria o meu novo colaborador. Chamado ao meu gabinete, o sujeito assumiu a autoria. Demiti-o no próprio dia. Por três razões, como lhe expliquei: uso inapropriado de informação confidencial de RH; demonstração de falta de maturidade emocional; demonstração de falta de inteligência ao ter enviado as sms’s com o seu número não-confidencial e registado na operadora…
Em Novembro de 2003, contratei para o mesmo lugar uma profissional experiente, vinda de uma grande entidade de consultoria nacional, essencialmente ao nível de processos de recrutamento. Já este ano, saí da empresa, onde continua essa colaboradora, estando eu a exercer semelhantes funções mas agora num outro Grupo empresarial de negócio distinto.
1ª Coincidência: vim a descobrir que o tipo que eu havia demitido, tinha trabalhado no DRH deste Grupo em Setembro de 2003, tendo cá estado um mês, até que se demitiu por ter sido admitido num concurso da (pasme-se!!!) P.J.! Isso mesmo, Polícia Judiciária…
2ª Coincidência: na busca de informação necessária a um processo disciplinar já antigo que eu tinha em mãos, pus-me a pesquisar a caixa de correio electrónico de ex-colaboradores do Departamento, e o que é que encontrei na Pasta Pessoal desse moço (mais uma vez, a parca inteligência não deu para apagar os mails pessoais antes de sair!): mensagens de cariz atrevido (estilo gavião mesmo) trocadas com…. a consultora de recrutamento que fui contratar dois meses depois!!!
Olha que há coisas… a conclusão que tiro é que o homem sofre de uma verdadeira crise hormonal conjugada com uma frustração sexual do tamanho dos seus cheios tomates! E hoje, este senhor é Inspector da Polícia Judiciária, o que me preocupa ligeiramente…
Ele é Grande… O Grande!